Grupo de Interlocutores(as) do PDA
O que é?
É um grupo de servidores(as) da Universidade indicados pelas unidades diretamente envolvidas com os conjuntos de dados que deverão ser disponibilizados à sociedade durante a vigência do Plano de Dados Abertos (2025 a 2027).
A atual composição conta com a participação de 24 servidores(as) integrantes, conforme registra a Portaria nº 2, de 31 de julho de 2025 que dispõe sobre a composição e as atribuições do Grupo de Interlocutores do Plano de Dados Abertos (PDA) da Universidade Federal do Ceará.
Como surgiu?
A partir dos encontros do Grupo de Trabalho do PDA da Universidade, foi identificada a necessidade de estabelecer uma rede de apoio técnico nas unidades responsáveis diretamente pelas bases de dados selecionadas. Desse modo, foi proposta a criação de um grupo de servidores(as) para a composição dos(as) Interlocutores(as) do PDA e potencializar a qualidade dos trabalhos de elaboração do Plano de Dados Abertos da UFC, em conformidade com as orientações previstas na Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal.
Qual a finalidade do grupo de Interlocutores(as) do PDA?
O principal objetivo da criação do Grupo de Interlocutores do PDA é assegurar que as bases de dados, das diversas unidades da UFC, sejam disponibilizadas de modo adequado e célere.
Quais as atribuições dos(as) Interlocutores(as) do PDA?
- Conhecer o contexto do PDA da UFC, a partir da leitura de documentos normativos e técnicos, bem como por meio da participação em encontros organizados pelo GT do PDA;
- Ajudar a sua unidade de trabalho a selecionar as bases de dados que podem ser abertas, bem como a definir o cronograma interno para a abertura e atualização desses dados; e
- Realizar o cadastro, a abertura e a atualização das bases de dados selecionadas no sítio da UFC destinado a este fim (conforme orientações da STI), bem como mantê-las atualizadas.